quinta-feira, 4 de junho de 2009

Vieira 2009 feito pelos seus leitores

" Recandidate-se, por ... Patriotismo!

Senhor Presidente,

O pouco que nos conhecemos, sempre me permitiu escrever-lhe, desde que considerasse que seria válido fazer-lhe perder algum do seu tempo. Fi-lo várias vezes e, neste momento, venho “roubar-lhe” (ainda por cima em público) alguns minutos mais, pela mesma razão de sempre – o Nosso Benfica.

Há décadas que o Glorioso foi eleito como “O Inimigo” a abater pelos que projectaram garrotear a Verdade Desportiva e, começando pelo Desporto Rei, pretenderam transformá-lo num enorme pântano de negociatas, uma mais vergonhosa que a outra, numa espécie de Teatro, suicida, em que a maioria dos “participantes”, desde os “encenadores” (digamos, dirigentes), até aos “críticos” (chamemos jornalistas, então, a esta vergonha de jornaleiros e comentadeiras) e aos “compéres” (estes são a BOIADA, trajem eles de negro ou de qualquer outra cor), passando pela mole imensa de migalheiros, coisa fétida em que se transformaram tantos técnicos, empresários e outros “agentes desportivos” (incluindo alguns atletas) e chegando ... até todos nós, que, mais ou menos envergonhados, não paramos de nos interrogar como foi isto possível e, sobretudo, quando será que vai acabar!

Anos a fio, anos demais, a maioria dos Benfiquistas não percebia o que se passava, não reconhecia o “Bando dos 4 Pintos”, não atentava além das patacuadas do valentão, não lia as entrelinhas da Liga e do seu projecto provinciano e anti Benfica, não entendia que a FPF era só uma vala de transmissão do lamaçal.

Confusos, desorientados, Campeões com “salários em atraso”, com uma Equipa cheia de “miúdos”, com um Técnico Benfiquista e “herdeiro” do último que tinha tido verdadeiras condições de trabalho e alguma estabilidade (Erickson, claro), fomos assistindo à vertigem que nos haveria de levar à boca do abismo e, cegos, não fomos capazes de mais ou melhor do que “culpar” tudo e todos, internamente, pela lama, essa exterior, em que íamos escorregando.

Foi necessário que, por Benfiquismo, um punhado de nós, entre os quais o Senhor já estava, decidisse agarrar o Clube e, contra as espectativas, fazendo valer a sua Gloriosa História, impedir que o POLVO atingisse o seu desiderato de ontem, de hoje e de sempre.

Não lhe escrevo, Presidente, para lhe contar como foram estes 9 anos, menos, ainda, para lhe falar do que o Senhor liderou nos 6 últimos, por mais que seja quase impossível comparar o Benfica desses dias, com o Benfica de hoje: disso tudo, faço votos de que tenha Você a saúde e a oportunidade para escrever, um dia, a todos os Benfiquistas.

Escrevo-lhe, Presidente, para lhe dizer que está à vista de todos, até dos que têm sido prejudicados pela sua dedicação à Nossa Causa (a sua Família, os seus negócios e ... a sua saúde), qual é o mais sério dos resultados: a certeza crescente, por parte de todos os antidesportistas, de que têm de acabar com o nosso Glorioso.

É vê-los, constantemente, mais descarados que nunca, desde os BOIS aos jornaleiros, do D. Cor(no)leone às suas “sombras chinesas”, todos com a “moral” que lhes foi dada pela omissão dos nossos Tribunais, fazendo e aprofundando alianças com todos os que aceitam submeter-se e/ou ser cangados e sempre, sempre, contra a Verdade, a Verdade Desportiva, a Democracia e todos os outros valores que nos distinguem como Clube Ímpar.

Perderam-se a vergonha, a legitimidade e a mais ínfima réstia de seriedade, construíu-se uma mérdia em que já ninguém acredita (nem os próprios jornaleiros) e que é dominada por gente cuja ausência de carácter é insofismável, envergonhou-se Portugal com a exibição, impúdica, do mais rasca “terceiromundismo”, alargou-se o garrote à Verdade Desportiva aos “emprestados”, aos “famintos” e aos “aflitos” e, agora, confessou-se a “incapacidade” pare deter o lamaçal que foi criado, que eles próprios criaram.
Eu não suporto “isto” por muito mais tempo, Companheiro Presidente. Já não sei como explicar aos meus Filhos toda esta derrocada de valores, como impedir que os espúrios sejam exemplo, como provar-lhes que os atalhos são o caminho ... para o vazio (mesmo que esse vazio seja endinheirado).

Há uns anos, foram os Benfiquistas que necessitaram do vosso exemplo de Benfiquismo, mas, hoje, já é Portugal que carece de exemplos de Patriotismo e, falando do Desporto, é óbvio que esses exemplos já só podem vir do Benfica.

Imagino que sejam vários os que lhe dizem que já chega de se sacrificar pelo Clube, compreendo que, tal como referiu o Companheiro Carlos Móia, já esteja farto de tanta ingratidão por parte de tantos de nós, aceito que tenha de escutar o seu Médico, mas ... não posso deixar de lhe recordar que o Benfica ainda necessita de si e que não parece haver quem, sendo capaz de o fazer, esteja disposto a enfrentar o que o Senhor tem enfrentado.

Aprendi, já há anos e com um Amigo, que ... um superhomem, por estes dias, é qualquer um que seja capaz de ser “bonzito” em quase tudo o que faz. Sei que o Presidente não tem nenhum “poder sobrehumano” e, por isso mesmo, concluo que lhe vem do seu Benfiquismo toda a capacidade que demonstrou.

Bem sei que, haja o que houver, poderemos sempre contar com o seu Benfiquismo, mas, em Outubro, são o Desporto e Portugal que contam com o seu Patriotismo.

Viva o Benfica!"

PEDRO ÁLVARES CABRAL

1 comentário:

Malak disse...

Se Luis Filipe Vieira se recandidatar terá os meus votos, na minha opinião o seu trabalho no nosso glorioso clube ainda não está acabado...o que mais me tem chocado é esta ingratidão e o egoismo das pessoas que agora que o clube está organizado querem tomar conta dele e dar um valente "chuto no cú" a quem fez um magnifico trabalho.
Força Presidente estou consigo sou socio e espero receber das suas mãos o emblema de prata no proximo ano